top of page

Papo de Pombo

Fala, galera


Com o lançamento do nosso CD de estréia (Socialização das Perdas) na última semana, resolvi trazer esse espaço para contar como foi o processo de criação de cada uma das faixas do CD.


Se você quer saber como a ideia de cada música surgiu, como foi o processo de criação de cada melodia, e o que a gente quis apresentar como reflexão em cada letra, acompanhe essa e a próximas publicações, aqui no blog da Refluxo Mental.

-


Hoje falarei da música "Papo de Pombo", primeira música do CD, e também primeira música trabalhada pela banda.


Em março de 2019, quando me reuni pela primeira vez com o Maurício (baixista) e o Joio (baterista) em um primeiro ensaio, a princípio tocando cover de Ramones, ainda não tínhamos muito bem definido o que íamos fazer, e qual pegada a banda ia ter. Nossas influências eram bem distintas (ainda faremos uma publicação sobre isso).


Em uma das conversas sobre a polarização social que enfrentávamos no país (e ainda enfrentamos), e sobre a forma de pensar, sobretudo do lado liberal dessa oposição, o Maurício contou a alegoria (ou fábula) do pombo enxadrista.


"Imagine uma situação em que é empreendida a tentativa de jogar xadrez com um pombo: não interessam as regras do jogo, o pombo vai subir no tabuleiro, pisar e cagar em tudo, e, por fim, sair voando com o peito estufado cantando vitória"


Essa é a analogia que bem representa as tentativas de conversar com a maioria dos sujeitos auto-intitulados "liberais". Não se pode estabelecer com eles uma conversa razoável.


A partir dessa ideia, cheguei em casa, liguei a guitarra no amp e esbocei uma primeira versão da letra, em uma melodia que dava os primeiros aspectos da versão final que foi apresentada no CD.


No próximo ensaio trabalhamos quase integralmente nessa melodia, acertando o tempo, criando as "paradas" (que a música apresenta em sua introdução), e refinando os detalhes até ficar do jeito que todos da banda tivessem gostado.


Assim, nasceu nossa primeira produção autoral com a Refluxo Mental.


-

Sobre a explicação da letra, além do que já foi dito acima, eu poderia dizer que ela não se aplica somente a "turminha liberal"; é uma situação que pode se apresentar em qualquer contexto social, onde as diferenças de pensamento não podem ser discutidas de maneira racional e razoável, e, assim, culmina-se na intolerância e na barbárie.



Abraço,

Matheus



Comments


Follow us on:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

© 2020 Refluxo Mental. Proudly created with Wix.com

bottom of page